O do poema piroso
- Luísa Couto da Silva
- 25 de set.
- 1 min de leitura
Como conseguir a atenção das quatro vozes mais ouvidas de Portugal? Foi numa terça-feira que soubemos que a oportunidade era agora ou nunca.

Sabíamos que a equipa das Manhãs da Comercial - Pedro Ribeiro, Vera Fernandes, Vasco Palmeirim e Nuno Markl - ia ficar hospedada no hotel. O objetivo era claro: criar uma surpresa tão inesperada e divertida que fosse impossível não arrancar uma menção espontânea no ar ou nas redes sociais.
O brainstorming foi curto, nervoso e cheio de energia criativa. A solução? Um poema personalizado, cheio de referências internas ao programa e às piadas privadas da equipa (um toque especial para o Vasco, conhecido pelas rimas). Colocámos o poema em cima da cama de cada radialista, espalhámos pétalas de rosa e corações com as suas caras pelo quarto. A estética era intencionalmente kitsch — porque só algo excêntrico teria potencial de gerar buzz.
Resultados:
Menção em direto no programa das Manhãs da Comercial (alcance diário: +1M ouvintes).
Publicação no Instagram de Nuno Markl (+800K seguidores).
Stories partilhadas por Vera e Vasco, amplificando o alcance orgânico.
Um exemplo de como uma ideia simples, pensada de forma criativa e estratégica, pode gerar earned media massivo e transformar um gesto inesperado em exposição nacional.




